Zuump

Desinsetização

A desinsetização é uma metodologia de controle de insetos rasteiros e voadores. Estes podem ser baratas, pulgas, traças, formigas, aranhas, moscas, moquitos, pernilongos entre outros. A pesquisa de formulação química indicou que o melhor método de controle dessas pragas é a aplicação de pequenas partículas de inseticidas inodoros, imperceptíveis e de ação prolongada. A aplicação de inseticidas varia de acordo com o tipo de praga a ser controlada. Em geral as técnicas utilizadas são a pulverização , micro-pulverização ou nebulização. O controle de tais praga é muito importante, pois junto a elas somam-se inúmeros problemas, prejuízos materiais, na saúde, além da transmissão de doenças. Soma-se a isso o fato da existência dessas pragas em determinados ambientes ser associada por muitos à idéia de falta de higiene.

BARATAS: Inseto com grande capacidade de adaptação e resistência, vive em qualquer ambiente que possa lhe oferecer água, calor, umidade e alimentação. Elimina secreções de odor desagradável, além de regurgitar alimentos digeridos e defecar em diversos pontos, contaminando o ambiente. Não são vetores de doenças, mas podem propagar diversos vírus, bactérias e esporos de fungos, que causam principalmente gastroenterites e surtos diarreicos.

PULGAS: Inseto que vive em qualquer ambiente que ofereça calor, espaço físico e alimentação. Mesmo em locais onde há limpeza contínua, esses insetos podem estar alocados em carpetes, animais de estimação, tapetes, frestas de tacos, entre outros. Entre as doenças transmitidas por essa praga, que chega a pôr 2000 ovos em sua vida, destaca-se a tênia e a peste bubônica que são passadas aos cães e gatos. O controle das pulgas é feito por meio da aplicação de inseticidas, procedendo em seguida com ações curativas que prolongam a ação do veneno. A utilização dos produtos de controle deve ser periódica pois, em condições de temperatura e umidade, as pupas (estágio anterior da pulga adulta) eclodem, provocando reinfestação da praga.